THE U.S. NAVY Blue Angels
Os “Blue Angels”, Esquadra de Demonstração Aérea da Marinha dos Estados Unidos da América, foi constituída em 1946 e é a primeira esquadrilha do mundo de acrobacia e demonstração militar aérea.
Originalmente, a esquadrilha era composta apenas por três aeronaves por formação. Passou depois para quatro, e, actualmente opera com seis aeronaves por exibição. Há ainda uma sétima aeronave para suporte, no caso de um eventual problema mecânico que possa vir a acontecer com alguma das outras aeronaves.
A esquadrilha divide-se em dois grupos; o primeiro é composto por quatro aeronaves e apresenta formações em baixa velocidade (o grupo "diamante"). O segundo grupo, composto por duas aeronaves, apresenta manobras perto da velocidade do som, demonstrando desta forma a capacidade e habilidades dos F/A-18.
No final da exibição, as seis aeronaves reúnem-se para a formação delta. Após uma série de manobras é executada por fim a acrobacia conhecida por “flor-de-lis” de grande dificuldade e que requer muita perícia…