segunda-feira, 30 de junho de 2008

F-22 RAPTOR

O F-22 surgiu do programa ATF (Advanced Tactical Fighter), no início dos anos 80. Os EUA precisam de uma aeronave de ataque e interdição capaz de realizar missões de penetração à baixa altitude e em qualquer tempo. Deveria ter capacidade de voar a velocidades supersónicas sem a utilização de pós-combustão (supercruise), descolar a partir de pistas curtas e maior alcance que o F-15. A mudança no programa aconteceu quando a McDonnell Douglas e a General Dynamics provaram que conseguiriam transformar os caças F-15 e F-16 em aeronaves de ataque ao solo, alterando a proposta inicial de uma aeronave de ataque ao solo para um caça de superioridade aérea, visando já uma eventual substituição dos F-15 Eagle.
O F-22 tem comandos fly-by-wire, design relativamente convencional, com duas empenagens verticais e laterais da fuselagem planas. Para conseguir uma baixa assinatura-radar, o F-22 é revestido com uma pintura radar absorvente e seu próprio design já incorpora a tecnologia stealth, possui weapons bays, onde o armamento é levado internamente, mas há opções de se instalar cabides sob as asas: aumenta a carga bélica, mas aumenta (muito) a assinatura radar, mas só são instalados depois que a superioridade aérea for conquistada.
Possui uma suíte de sensores sofisticados que permitem o piloto localizar, identificar, e disparar contra o inimigo antes que esse descubra o F-22. O armamento padrão para a defesa aérea consiste num mix de mísseis ar-ar de curto e médio alcance, o AIM-9X Sidewinder (com capacidade de tiro off-boresight) e AIM-120 AMRAAM. O F-22 possui o canhão de 20mm M61A2 Vulcan de seis canos rotativos, podendo tanto ser utilizado para combates à curtas distâncias como contra alvos em solo. O F-22 foi feito para ver primeiro e dar o primeiro tiro, assim praticamente eliminando as chances do adversário também detectá-lo e disparar. Mas se tiver que entrar em combates do tipo dogfight, o F-22 também tem muitas hipóteses de abater o adversário. Além da avançada tecnologia dos seus mísseis e sensores, ampla visão do seu canopi em bolha sem molduras e a sua característica stealth, tem uma manobrabilidade incrível, superior ao F-15, já que é equipado com empuxo vetorado com nozzles bidimensionais, permitindo curvar em eixos muito menores do que os caças com motores convencionais.O cockpit mereceu um esforço significativo no sentido de melhorar a consciência situacional e a interface entre o piloto e os avionicos. A tecnologia empregada nos avionicos e sensores permitem ao F-22 juntar, integrar, e exibir informações essenciais num formato mais útil para o piloto. Os dados que aparecerão nos visores são alimentados pelo MIDS (Multifunction Information Display System - Sistema Multifunção de Apresentação Informação) e virão também de fontes externas como aeronaves AWACS, River Joint e J-Stars, UAVs de reconhecimento, forças terrestres e marítimas e satélites.Em 30 de Dezembro de 1999 a USAF anunciou a assinatura de um contrato para seis F-22 Raptor, o primeiro foi entregue em Março de 2002 em contrato avaliado em US$ 1.3 biliões. O primeiro esquadrão a ser equipado com os F-22 foi Langley Air Force Base. A USAF alcançou o estágio operacional no final de 2005. Em Outubro ocorreu a entrega de mais três aeronaves, mais as três que já estavam no programas de ensaio realizado em Edward Air Force Base. A previsão de aeronaves para a USAF é de 442.

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