domingo, 13 de julho de 2008

SAAB JAS 39 GRIPEN

O JAS 39 Gripen é o primeiro legítimo caça de quarta geração, podendo efectuar todas as missões de caça e de ataque com a mesma eficácia. No início dos anos 80 a Força Aérea Sueca - Svenska Flygvapnet - já pensava no substituto do Viggen, que ainda estava sendo entregue aos seus esquadrões operacionais. A nova aeronave deveria ter custos um terço inferiores a do Viggen, não ter mais do que a metade de seu peso, ser capaz de realizar missões de interceptação, ataque e reconhecimento, ter grande manobrabilidade, pequena assinatura radar e capacidade de operar em pistas ou estradas com não mais que 800 metros de comprimento por 9 de largura, entre outros. O consórcio formado pela Saab, Ericsson, Volvo-Aero e FFV apresentou a sua primeira proposta de um caça monoposto e monomotor dotado de comandos Fly-by-Wire, canards móveis e com asas em delta. O desenvolvimento foi rápido e o primeiro vôo ocorreu no final de 1988, mas um defeito no sistema de controle de voo do protótipo do Gripen causou um acidente e quebrando o braço do piloto, gerando um atraso de dois anos até que os problemas no computador central fossem definitivamente dominados.
O Gripen está dotado com o que há de mais moderno em termos de contra medidas e o radar pulse-doppler Ericsson PS-05 A tem grande capacidade multimodo, mas muitas de suas informações são secretas. A cabine possui três grandes displays multifunção (MFD) e um HUD grande angular holográfico. Possui um canhão alemão da Mauser, o BK27 de 27 mm e que fica sob a fuselagem, quase sob a tomada de ar esquerda e mísseis Rb 74 (AIM-9 Sidewinder fabricado sob licença na Suécia) e o AIM-120 AMRAAM, podendo também ser equipados com os novos mísseis ar-ar de curto alcance IRIS-T com capacidade off-boresight (podem ser disparados num cone que se estende lateralmente do eixo central nariz/empenagem do avião)
A SAAB ainda deverá efectuar alterações nos Gripen, como o HMS (Helmet Mounted Sight - visor montado no capacete) para utilização com o novo míssil ar-ar de curto alcance IRIS-T, o também novo míssil ar-ar, mas de longo alcance Meteor. O Gripen deve também receber um IRST (Infra Red Search and Track) e a possibilidade de ser remotorizado com o Eurojet EJ200, o mesmo que equipa o Eurofighter/Typhoon.

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