domingo, 6 de setembro de 2009

LOCKHEED MARTIN F-16 A *

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Avião de combate supersónico, o F-16 "Fighting Falcon" é um dos melhores aviões da actualidade para o combate aéreo e também para o ataque ao solo, dada a sua extraordinária manobrabilidade, avançadas características aerodinâmicas e capacidade de suportar acelerações até 9G. Em operações reais, a Defesa Aérea envolve o abate de aviões inimigos, empregando o armamento disponível, que só pode ser utilizado dentro de um determinado "envelope": o alvo tem de estar à frente do avião, a determinadas distâncias, etc. O avião mais manobrável tem maiores possibilidades de abater o seu adversário e de não ser abatido. As munições do canhão de 20mm, com uma cadência de tiro de 6000 disparos por minuto, os mísseis, o radar e o computador de tiro fazem do F-16 um temível sistema de armas. O avançado sistema de controlo, os aviónicos, os sistemas de autoprotecção, a facilidade da sua manutenção e, de uma forma geral, a avançada tecnologia da sua construção, são outras razões para fazer com que o F-16 seja considerado um excelente avião para o combate aéreo. A FAP adquiriu 20 F-16, sendo 17 monolugares e 3 bilugares, que estão atribuídos à Esq. 201 "Falcões" da Base Aérea de Monte Real - BA5.
Motor:

Pratt-Whitney F100-PW-220/ com AFTER-BURNER
Dimensões:

Envergadura.................. 9,45 m
Comprimento................ 15,03 m
Altura........................... 5,09 m
Performances:

Velocidade máxima.......... MACH 2.05
Raio de acção................ 3.800 Km (2100 MN)
Tecto de serviço............. 50.000 fts
Peso vazio..................... 7.390 Kg
Peso máx. descolagem..... 16.057 Kg
Tripulação...................... 1
Combustivel.................... 7160 lbs + 6730 lbs

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O F-16MLU, muito embora exteriormente seja semelhante ao F-16OCU, sofreu alterações que o colocam ao nível dos melhores aviões de caça do mundo. As modificações mais significativas incluem um conjunto de novos equipamentos e o software que os integra, os quais viabilizam a operação deste avião em qualquer cenário de combate, e que são as seguintes:
Computador de voo sofisticado e a consequente actualização do software de combate; redesenho do cockpit e do interface piloto-máquina; radar com melhores capacidades, quer no emprego ar-ar, quer em ar-solo; identificador electrónico de aeronaves; incorporação de GPS; incorporação de Data Modem e de Link16; incorporação de capacidade de comunicação criptográfica; capacidade de utilização de Night Vision Goggles (NVG) e de Helmet Mounted Sight; incorporação de sistemas de auto-protecção integrados.
Esta transformação confere à aeronave novas capacidades, sendo as mais relevantes:
·         detecção de alvos aéreos e terrestres a longa distância;
·         operação em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade;
·         identificação de outras aeronaves através de meios de detecção electrónica;
·         integração em redes de gestão do campo de batalha;
·         emprego de mísseis anti aéreos de longo alcance;
·         emprego de armamento anti-navio e anti terrestre de longo alcance;
·         emprego de armamento de precisão com guiamento LASER ou GPS;
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"Não sabes da vida porque não imaginas a sua privação. Vê se consegues ter uma ideia da morte e saberás a maravilha que te coube, que tiveste a sorte incrível de te caber." Vergílio Ferreira

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